BARATAS

Considerados os insetos mais antigos do planeta, as baratas distribuem-se em cerca de 3.500 espécies conhecidas e ocupam habitats aquáticos e terrestres. Entre essas, estão as espécies que, representando apenas 1% do conjunto conhecido, infestam os ambientes humanos e podem ser classificadas como pragas urbanas: as baratas domiciliares e as peridomiciliares.

Além da capacidade infestante e alta resistência às variações ambientais e climáticas, as baratas comem de tudo, seja de origem animal ou vegetal, incluindo lixo e detritos. Daí que produzem contaminação de alimentos e objetos, provocando doenças tais como desinteria, lepra, poliomielite e manifestações alérgicas como a bronquite asmática. Podem, ainda, agravar os riscos de infecções hospitalares.

 

A sensação de repugnância, tão difundida e associada às baratas, pode ser explicada, em primeiro plano, pela aparência do inseto e também se fundamenta – com muita razão – no odor característico, forte e fétido das secreções que eliminam e que impregnam os alimentos e objetos com os quais entram em contato.

As principais espécies em nosso meio urbano são a Blatella germanica (barata-de-cozinha) e a Periplaneta americana(barata-de-esgoto).

Blatella germanica: espécie pequena que vive onde o humano habita e, nesses ambientes, as cozinhas são o seu local preferido, pelo que se dissemina entre gavetas, cantos, armários. De animais mortos, lambe as exudações e pode adquirir germes nocivos ao humano, ao qual transmite pela contaminação de alimentos e utensílios.

Periplaneta americana: espécie de maior porte, infesta todo tipo de construção, nas quais prefere concentrar-se em latrinas, fossas e esgotos, onde encontra seu habitat mais próprio e suas principais fontes de alimento, o que nunca a impede de avançar sobre outras áreas próximas. Outra fonte de alimento são cadáveres de animais de qualquer porte, onde também pode adquirir microorganismos patogênicos, dos quais se torna transmissora.

Peça seu orçamento agora mesmo!

R. Maria Soares Balbina, Quadra 43 – Lote 11 – Aeroporto, Bayeux – PB, 58113-540

E-mail: contato@lcarlospbsaudeambiental.com.br